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DRE: Problemas do mercado

Em meio a conversas com empresários, é comum se deparar com o problema de “Não tenho verba para isso ou aquilo”, “Não posso arcar com mais custos”, e isso acaba sendo uma barreira para o mercado de Marketing e/ou Publicidade. É interessante quando isso acontece em meio a uma consultoria ou assessoria que fazemos. Já que uma das etapas é justamente entender o problema do setor financeiro daquela determinada empresa (DRE).

Então por que motivo ela não tem verba para trabalhar sua imagem, comunicação, infraestrutura, descontos etc?

O mercado tem que parar de ver marketing como “somente publicidade e
comunicação”, o marketing tem por obrigação entender o lado financeiro de um cliente. Lembrem do básico dessa área, os 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça), e neles o Produto e Preço sempre aparecem antes de Promoção. Muitas empresas não possuem um setor financeiro forte, capacitado e focado no controle total dos processos, custos, investimentos e lucros. O Marketing tem por obrigação ir atrás destes números. Nossa empresa presencia estes momentos, como por exemplo, ao pedirmos a última Análise da demonstração do resultado do exercício (DRE) aos nossos clientes. E isso não está debaixo da gaveta deles, ou ao menos de fácil acesso (e muitas vezes eles nem fazem tal estudo).

Mas qual a importância da DRE para uma empresa que realmente trabalha com Marketing?

A DRE vai expor as receitas, deduções da receitas (impostos e afins), custos, despesas e lucro da empresa, ou seja, vai expor toda a composição das receitas e gastos da empresa até que sobre o lucro, desta forma podemos ver a relevância de cada fato no resultado econômico da empresa. A partir dela surgem outros relatórios que forem pertinentes, dando alguns exemplos:

  • Tributos: Se verificada qualquer relevância na parte tributária, podemos precisar dos relatórios de apuração dos impostos, como ICMS, PIS, Confis, IPI e outros, incluindo os créditos. Com o objetivo de reduzir a carga tributária;
  • Custos: Algumas questões comuns relacionada a custos são a má gestão dos recursos, a compra de mercadoria a atravessadores, não levar em conta crédito de impostos, não levar em conta o frete, falha de processos, falha de planejamento, não utilização de ferramentas de gestão de projetos e afins;
  • Despesas: Muitas despesas são assumidas sem uma correta pesquisa, de forma que muitas vezes estão acima dos preços de mercado, como internet, telefone, prestadores de serviços, juros e taxas, folha de pagamento e outros;
  • Lucro: Geralmente calculado de forma errônea, com base em fluxo de caixa.

Se uma empresa não tem o controle disso, como ela irá criar uma ação de “Marketing” no instagram com um post patrocinado? Ou um comercial de TV? Como elaborar ações de comunicação se ela não sabe realmente sua margem financeira?

Marketing precisa trazer lucro financeiro, até ONG precisa de dinheiro

Um estudo financeiro buscando criar um inventário de informações para encontrar o lucro da empresa, e assim poder ter verba para se fazer uma campanha de publicidade direcionada para o retorno lucrativo. Lembrem-se… Preço sempre vem antes de Promoção.

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