Em meio a conversas com empresários, é comum se deparar com o problema de “Não tenho verba para isso ou aquilo”, “Não posso arcar com mais custos”, e isso acaba sendo uma barreira para o mercado de Marketing e/ou Publicidade. É interessante quando isso acontece em meio a uma consultoria ou assessoria que fazemos. Já que uma das etapas é justamente entender o problema do setor financeiro daquela determinada empresa (DRE).
O mercado tem que parar de ver marketing como “somente publicidade e
comunicação”, o marketing tem por obrigação entender o lado financeiro de um cliente. Lembrem do básico dessa área, os 4 Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça), e neles o Produto e Preço sempre aparecem antes de Promoção. Muitas empresas não possuem um setor financeiro forte, capacitado e focado no controle total dos processos, custos, investimentos e lucros. O Marketing tem por obrigação ir atrás destes números. Nossa empresa presencia estes momentos, como por exemplo, ao pedirmos a última Análise da demonstração do resultado do exercício (DRE) aos nossos clientes. E isso não está debaixo da gaveta deles, ou ao menos de fácil acesso (e muitas vezes eles nem fazem tal estudo).
A DRE vai expor as receitas, deduções da receitas (impostos e afins), custos, despesas e lucro da empresa, ou seja, vai expor toda a composição das receitas e gastos da empresa até que sobre o lucro, desta forma podemos ver a relevância de cada fato no resultado econômico da empresa. A partir dela surgem outros relatórios que forem pertinentes, dando alguns exemplos:
Se uma empresa não tem o controle disso, como ela irá criar uma ação de “Marketing” no instagram com um post patrocinado? Ou um comercial de TV? Como elaborar ações de comunicação se ela não sabe realmente sua margem financeira?
Um estudo financeiro buscando criar um inventário de informações para encontrar o lucro da empresa, e assim poder ter verba para se fazer uma campanha de publicidade direcionada para o retorno lucrativo. Lembrem-se… Preço sempre vem antes de Promoção.
Este site utiliza cookies para assegurar que você tenha a melhor experiência possível ao navegar em nossa plataforma.