Ressaltamos que uma empresa existe para atender os desejos dos consumidores
onde os proprietários tem ganhos de renda com este processo, e é neste sentindo que precisamos entender o que o Coronavírus pode representar para o comportamento social no momento pós-pandemia. Logicamente, não temos como fazer uma aplicação para a realidade de cadamercado, este papel ficará sobre sua responsabilidade, refletir como a questão aqui abordada poderá afetar o seu negócio ecomo você deve se preparar para ela.
Esperamos, portanto, que possamos contribuir abordando principalmente:
O papel catalisador da crise do Coronavírus em relação às tendências sociais;
Qual deverá ser a duração dos efeitos do vírus;
O que esperar para o futuro, o “o virtual é o novo global”;
Ao final farei minhas considerações sobre os pontos que considerei mais relevantes.
Realizada a exposição inicial do assunto, vamos ao texto. Quando se estuda o comportamento de consumo de produtos, é bem tradicional a apresentação da seguinte figura:
A ideia por trás do que se espera em relação ao comportamento do consumo no pós-pandemia basicamente se resume ao encurtamento dessa curva, onde muitos dos produtos/serviços e forma de comercialização, até então predominantes, tendem a entrar em declínio mais rapidamente, enquanto os que estavam em fase introdutória, tendem a atingir mais rapidamente o crescimento ou maturidade devido a quebra do medo da mudança, promovida pela necessidade imposta pelo distanciamento/isolamento social.
Basicamente, essa é a ideia por trás da afirmação que a crise do COVID-19 está sendo um catalisador.
Alguns podem se perguntar se não será algo pontual, apenas durante a pandemia, a resposta é: muito pouco provável. Após muito tempo em contato ou executando a mesma coisa, as pessoas tornam daquilo um hábito, ou seja, elas absorvem ao cotidiano de suas vidas. Pesquisadores acreditam que os efeitos do vírus possa durar até dois anos, o que torna elevada a expectativa de que muito do comportamento social predominante no período dos efeitos do vírus tende a se tornar um hábito, basicamente o novo padrão global tende a ser o virtual.
É importante ressaltar que a idéia não é que o vírus irá revolucionar e trazer um mundo totalmente novo, não é essa a ideia. O que se está dizendo é que ele irá acelerar o processo de adoção das mudanças sociais que já eram tendência, principalmente no que diz repeito ao ambiente virtual, alguns afirmam que ele será considerado o marcador de tempo, no caso a entrada para o século XXI. Acredita-se que é necessário ter em mente que o consumidor ao experimentar ou se aprofundar na experiência virtual valorizará a economia de tempo, o acesso às melhores experiências e atendimento, desta forma as empresas precisam aprofundar essas questões em seus negócios, melhorar e otimizar cada vez mais a experiência de consumo dos seus produtos/serviços através do meio virtual.
Diante do acima exposto, sugerimos que você reflita sobre em que posição da curva do ciclo do produto/serviço sua oferta se encontra, faça sua avaliação e monte seu plano de ação, pois se você não estiver em nenhuma medida presente no meio virtual, deve se preocupar bastante, já se está, deve melhorar e otimizar cada vez mais a experiência do cliente e montar estratégias de como lidar com a concorrência, pois é certo que ela virá.
O Diretor executivo da Compass Estratégia, Matheus Diniz, em entrevista concedida a TV Futuro, filiada da TV Cultura, no programa Jornal Futuro abordou a temática do auxílio emergencial e seus desdobramentos.
TV Futuro
Em um mercado cada dia mais competitivo e consequentemente de menores margens de lucro, o resultado de anos de trabalho pode ser comprometido por descuidos no atendimento às obrigações tributárias (sejam as principais ou acessórias).
Tributação: ser estratégico ou contar com a sorte?
Em entrevista a Tribuna do Norte abordamos sobre a Telemedicina em um cenário de Pandemia e melhoria de eficiência e eficácia dos serviços públicos.
Tribuna do Norte
O Diretor executivo da Compass Estratégia Matheus Diniz, em entrevista concedida a Record TV no programa RN no Ar abordou a temática da vulnerabilidade social e as perspectivas econômicas do pós-pandemia. A análise do cenário atual e as expectativas de reação da economia nos meses seguintes. Confira!
Record TV
Na Inter TV RN abordamos a temática do PIX e suas principais dúvidas.
Inter TV RN
Você pensou em empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, certo? Desde que a taxa de juros seja compatível, não comprometa a lucratividade e a rentabilidade da operação, são importantíssimos, principalmente para investimentos de longo prazo.
Capital de Terceiros
Com base no texto de Mathew Sweezey “The Big Shift: A Prediction of What’s to Come Post-Pandemic” (A Grande Mudança: Uma predição do que virá Pós-Pandemia) obtido da AMA – American Marketing Association e de Clayton Melo “Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia” obtido do jornal “El país”.