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Branding, Tom Cruise e a poeira da gaveta

Nos últimos 3 anos houve um movimento muito forte em cima desta palavra (Branding). Cada vez mais empresas procuram utilizar desse método com o intuito de melhorar os seus negócios e ter uma margem de lucro maior. Mas será que estão fazendo certo?

Branding, de uma maneira simplista de falar…

Seria um conjunto de ações estratégicas focadas em expandir o posicionamento do propósito da empresa na cabeça do seu público-alvo. Buscando uma interação maior com os clientes e influenciadores, fazendo com que a razão da existência de uma empresa tenha um significado, e que este significado seja positivo para todos, afinal coisas positivas são gostosas de lembrar. Contudo debato muito com pessoas da área de marketing e empresários a respeito desta terminologia “nova” e em como isso vem virando moda no mundo empresarial.

Mas será que isso realmente é a onda do momento?

Desde o final dos anos 90, quando comecei a olhar pela primeira vez sobre o funcionamento das empresas, que via algo assim, mas chamávamos de outro nome, e na época era algo lindo e forte, o nome chamado era “Missão”, também acompanhava “Valores” e “Visão”.

Ainda hoje acredito que o termo “Missão” é algo extremamente impactante, um desafio, algo que somente uma pessoa capacitada pode executar. As missões mais complicadas são dadas para os melhores soldados em uma guerra… e as impossíveis são dadas ao Tom Cruise, que depois de completar a primeira Missão Impossível, a gente viu que as outras não eram tão complicadas assim. Os empresários e profissionais da área deveriam pensar desta maneira também.

A Missão de uma empresa consiste na razão ao qual ela existe

No caso o foco de sua atuação, os valores são as características da empresa – uma espécie de conjunto de suas qualidades em uma só personalidade -, já a visão é o rumo que essa personalidade, com sua missão debaixo do braço, irá ter, no caso o seu futuro e objetivos de curto, médio e longo prazo. O problema é que em 90% das empresas as quais prestei serviço, a Missão, Valores e a Visão estão em um quadro empoeirado dentro da gaveta de um gerente de RH.

Assumo ter ficado bastante contente com o surgimento da moda “Branding” a nível nacional. Ao ver empresas pequenas já falando sobre isso, vi que o termo se tornou uma necessidade para o mercado, e isso é muito bom… O Branding trabalha essa questão do propósito da empresa, o seu posicionamento estratégico focado em atrair pessoas a percepção de uma imagem lucrativa (não só financeiramente nas vendas mas no Lucro da Marca). Só espero que essa preocupação pela marca, seus objetivos, propósitos e posicionamento continuem por muito tempo, assim como os filmes da franquia “Missão Impossível”… Pois se não der andamento a este método, Tom Cruise pode acabar sendo engavetado em uma mesa, e você não quer isso… ou quer?

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