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Planejamento não tem que ser inimigo da agilidade

Planejamento

Vamos usar a parábola do lenhador.

Para ilustrar melhor o tema da resenha de hoje (planejamento). Ela fala sobre um mestre lenhador que todos os anos permitia que jovens viessem ao seu encontro para aprender o ofício do qual tanto se orgulhava. Um dia, aquele que foi um dos seus melhores discípulos volta e desafia-lhe:

Quem seria entre os dois o melhor lenhador de todo o universo?

Para que esta tarefa fosse realizada, propôs ao mestre que, ao raiar do dia seguinte, os dois iriam com seus machados bosque a dentro e derrubariam o maior número de árvores possível e, ao final do dia, quem tivesse derrubado mais árvores, apenas usando o machado, seria então, proclamado o maior de todos os lenhadores do universo.

Caiu a noite e logo que amanheceu, foram os dois ao bosque e começaram a derrubada…

Vez ou outra o aluno levantava a cabeça e via seu velho mestre afiando seu machado com uma pedra que encontrara ali mesmo, no chão. Sempre que o aluno ia tomar água ou levantava seus olhos, lá estava o mestre, afiando o machado. Fim do dia, hora de contar os troncos derrubados: Aluno – 25 troncos; Mestre – 60 troncos.

Indignado com o resultado, o aluno perguntou:
 

– Mestre, como o senhor pôde derrubar tantos troncos se, as poucas vezes que levantei minha cabeça enquanto derrubava minhas árvores, o senhor estava sempre com esse machado na mão?

Com um sorriso nos lábios e com sua experiente paciência, o mestre respondeu:  

– Ora, não entendeste que às vezes é preciso parar para afiar o machado?

Então, será mesmo o planejamento inimigo da agilidade?

  De acordo  com Alessandro di Fiore o planejamento do século XXI é o planejamento ágil que une as características do planejamento, agilidade e praticidade. As características de uma planejamento ágil são:

  • Estrutura e ferramentas capazes de lidar com um futuro que será diferente;
  • A capacidade de lidar com mudanças mais frequentes e dinâmicas;
  • A necessidade de investir tempo de qualidade para uma verdadeira conversa estratégica, em vez de simplesmente ser um jogo de números;
  • Recursos e fundos disponíveis de maneira flexível para oportunidades emergentes.

Além dessas características, aponta ainda mais dois parâmetros requeridos para a obtenção de um planejamento ágil:

Um processo capaz de coordenar e alinhar com equipes ágeis:

Obtenha um planejamento ágil estruturando os processos e a organização de forma a descentralizar e destravar o mesmo, delegando e dando autonomia para equipes ou grupos de trabalho que, coordenados e alinhados com o planejamento estratégico da empresa, possam definir seus trabalhos e tomar decisões rápidas e flexíveis, faça reuniões periódicas para acompanhar e calibrar a ações das equipes ou grupos com a estratégia da empresa. 

Um processo que usa tanto dados concretos e ilimitados quanto julgamento humano:

Na era da inteligência artificial e big data não podemos nos entusiasmar e negligenciar a importância do julgamento subjetivo do intelecto humano, por isso para um planejamento ágil e assertivo é preciso conciliar os benefícios da análise, processamento e detecção de padrões de comportamento obtidos pelo uso da inteligência de negócios associada ao juízo de valor humano e não basta que seja apenas uma pessoa, mas uma equipe multidisciplinar que possa tornar o planejamento mais robusto.

Nós da Compass observamos no nosso dia a dia uma certa preocupação e atribuição de importância de nossos clientes em relação a planejamento, entretanto é perceptível na cultura do brasileiro a visão de curto prazo, onde o sonho das pessoas é ganhar na mega sena, ficar rico ou ideias afins sem a construção de uma perspectiva de como pretende que isto acontece, qual o passo a passo para se chegar ao sucesso, ou até mesmo do que é sucesso para cada indivíduo. O planejamento não é um resma de papel que será entregue por um consultor, colocado em uma gaveta e se efetivará em sua empresa automaticamente, é preciso continuidade e acompanhamento contínuo e ciclismo, lembre-se o planejamento deve ser cíclico, ou seja, seus objetivos e ações devem ser revisados periodicamente a fim de período do planejamento vigente, afinal o mercado é competitivo.

Então surgem alguns questionamentos…

Como está o planejamento da sua empresa? Quais seus objetivos? Qual sua visão, missão e valores? Onde você deseja chegar? Como estão seus recursos humanos, finanças, marketing e processos? Você se sente capacitado para desenvolver um planejamento de qualidade para sua empresa? Lembre-se, a distância entre os mercado estão diminuindo, Amazon e Aliexpress estão em uma briga comercial para reduzir as distâncias entre os compradores e vendedores em todo o mundo, como está sua empresa diante  um mercado cada vez mais competitivo?

Fonte: DI FIORE, Alessandro. Planning Doesn’t Have to Be the
Enemy of Agile
. Harvard Business Review. 13/11/2018.

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