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Pós-pandemia. Uma predição do que está por vir. A Grande Mudança

Na leitura deste texto esperamos que você possa direcionar melhor os esforços da sua empresa, levando em conta as expectativas quanto aos efeitos gerados pela crise do Coronavírus, com base no texto de Mathew Sweezey “The Big Shift: A Prediction of What’s to Come Post-Pandemic” (A Grande Mudança: Uma predição do que virá Pós-Pandemia) obtido da AMA – American Marketing Association e de Clayton Melo “Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia” obtido do jornal “El país”.
Ressaltamos que uma empresa existe para atender os desejos dos consumidores
onde os proprietários tem ganhos de renda com este processo, e é neste sentindo que precisamos entender o que o Coronavírus pode representar para o comportamento social no momento pós-pandemia. Logicamente, não temos como fazer uma aplicação para a realidade de cada mercado, este papel ficará sobre sua responsabilidade, refletir como a questão aqui abordada poderá afetar o seu negócio e como você deve se preparar para ela.
Esperamos, portanto, que possamos contribuir abordando principalmente:
  1. O papel catalisador da crise do Coronavírus em relação às tendências sociais;
  2. Qual deverá ser a duração dos efeitos do vírus;
  3. O que esperar para o futuro, o “o virtual é o novo global”;
  4. Ao final farei minhas considerações sobre os pontos que considerei mais relevantes.
Realizada a exposição inicial do assunto, vamos ao texto. Quando se estuda o comportamento de consumo de produtos, é bem tradicional a apresentação da seguinte figura:
A ideia por trás do que se espera em relação ao comportamento do consumo no pós-pandemia basicamente se resume ao encurtamento dessa curva, onde muitos dos produtos/serviços e forma de comercialização, até então predominantes, tendem a entrar em declínio mais rapidamente, enquanto os que estavam em fase introdutória, tendem a atingir mais rapidamente o crescimento ou maturidade devido a quebra do medo da mudança, promovida pela necessidade imposta pelo distanciamento/isolamento social.
Basicamente, essa é a ideia por trás da afirmação que a crise do COVID-19 está sendo um catalisador.
Alguns podem se perguntar se não será algo pontual, apenas durante a pandemia, a resposta é: muito pouco provável. Após muito tempo em contato ou executando a mesma coisa, as pessoas tornam daquilo um hábito, ou seja, elas absorvem ao cotidiano de suas vidas. Pesquisadores acreditam que os efeitos do vírus possa durar até dois anos, o que torna elevada a expectativa de que muito do comportamento social predominante no período dos efeitos do vírus tende a se tornar um hábito, basicamente o novo padrão global tende a ser o virtual.
            É importante ressaltar que a idéia não é que o vírus irá revolucionar e trazer um mundo totalmente novo, não é essa a ideia. O que se está dizendo é que ele irá acelerar o processo de adoção das mudanças sociais que já eram tendência, principalmente no que diz repeito ao ambiente virtual, alguns afirmam que ele será considerado o marcador de tempo, no caso a entrada para o século XXI. Acredita-se que é necessário ter em mente que o consumidor ao experimentar ou se aprofundar na experiência virtual valorizará a economia de tempo, o acesso às melhores experiências e atendimento, desta forma as empresas precisam aprofundar essas questões em seus negócios, melhorar e otimizar cada vez mais a experiência de consumo dos seus produtos/serviços através do meio virtual.
            Diante do acima exposto, sugerimos que você reflita sobre em que posição da curva do ciclo do produto/serviço sua oferta se encontra, faça sua avaliação e monte seu plano de ação, pois se você não estiver em nenhuma medida presente no meio virtual, deve se preocupar bastante, já se está, deve melhorar e otimizar cada vez mais a experiência do cliente e montar estratégias de como lidar com a concorrência, pois é certo que ela virá.
Elaboração: Matheus Diniz.
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