NOTÍCIAS

Tributação: ser estratégico ou contar com a sorte?

Os tributos estão entre os maiores gastos das empresas brasileiras

Em 2018, nossa carga tributária representou 33,58%¹ do PIB; no regime tributário do lucro real, a tributação pode chegar a 34% do lucro; mesmo empresas optantes do Simples Nacional poderão ser tributadas em mais de 20% do seu faturamento. Não bastando a alta carga tributária, temos elevadas multas (comumente aplicadas em 150%, podendo superar os 200%). Ou seja, é muito imposto! 
 Sendo assim, em um mercado a cada dia mais competitivo e consequentemente de menores margens de lucro, o resultado de anos de trabalho pode ser comprometido por descuidos no atendimento às obrigações tributárias (sejam as principais ou acessórias).

As perdas com tributos vão desde pagamento a maior, até multas, por pagamento a menor e infrações fiscais. A solução é prevenir!

Uma coisa é certa, na área tributária, não dá para contar com a sorte! Ações de Planejamento Tributário e Compliance são estratégicas e, grandes aliadas na prevenção de passivos tributários ocultos e na economia de tributos.
Dentre outras funções, o Planejamento Tributário indicará qual o melhor regime tributário para sua empresa. Em algumas atividades as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) estão pagando mais tributos no Simples Nacional do que pagariam se estivessem enquadradas no Lucro Real. Por outro lado, conhecer a margem de lucro da empresa (ou seja, a Base de Cálculo do IR e CS para o Lucro Real) é decisivo para a escolha entre o Lucro Presumido e o Lucro Real. 
Contudo, empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões são obrigadas ao regime tributário do lucro real, ou seja, o planejamento tributário não envolverá opções de regime tributário e sim incentivos fiscais e outros arranjos (dentro da elisão fiscal). 
Enquanto o Planejamento Tributário proporcionará economia com a elisão fiscal, boas práticas de Compliance prevenirá sua empresa de multas no atendimento às obrigações tributárias. 
Na área da tributação, sua empresa é estratégica ou conta com a sorte? 
¹Fonte: https://impostometro.com.br/Noticias/Interna?idNoticia=444 
No Brasil, temos multa tributárias para tudo. Os altos tributos são potencializados com as elevadas multas. 
Por Manoel Diniz Neto 
Contador, especialista em gestão de PME.
0 0 Votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

DESTAQUES

Tecnologia e Saúde

Tecnologia Financeira

Economia e Finanças (Entrevistas e Análises Econômicas)

Vendas e Estratégias de Negócios

Marketing e Estratégias de Conteúdo

REDES SOCIAIS

Fale conosco

Agora mesmo

Estamos ao seu lado para compreender e atender às prioridades essenciais do seu negócio

Dê o próximo passo, preencha o formulário e nos permita ajudar a encontrar as melhores soluções para o sucesso do seu negócio.

plugins premium WordPress

Este site utiliza cookies para assegurar que você tenha a melhor experiência possível ao navegar em nossa plataforma.